A Cultura do Marketing

Todo produto criado pelo homem é um produto cultural. Uma empresa que produz sabonete tem um fim econômico, porém, não só o sabonete é cultura como a atividade dessa empresa. O capital, o lucro, a venda, o trabalho, o marketing de venda do produto são símbolos culturais, que no capitalismo se expressam a partir do individualismo. Todo ser humano é um produtor cultural ou indo além com uma definação de Antonio Gramsci: todo homem é intelectual, alguns apenas não exercem essa função na sociedade.
Marketing na cultura é uma atividade deliberada de viabilização físico-financeira de produtos e serviços que, comercializados ou franqueados, venham atender às demandas de fruição e enriquecimento cultural da sociedade.

A Unilever acaba de colocar no mercado uma nova marca de detergente para a roupa, a Surf, e investiu 10 milhões de euros no seu lançamento. Segundo Gonçalo Bernardes, Head of Brand Building da Unilever JM, a nova marca pretende “revolucionar a forma como os consumidores olham para os detergentes em Portugal”, afirma o responsável num comunicado que adianta que “a empresa, que já lidera o mercado dos detergentes, ambiciona colocar a nova marca como segunda do mercado nacional, num prazo de três a cinco anos”.

Rodrigo Víctor de Carvalho Ferreira de Jesus
Carioca, 22anos, Músico, Estudante de Web Design pela Universidade Castelo Branco e Seven Computação Gráfica.

2 comentários: