Marketing de guerrilha

 Marketing de guerrilha, como o próprio nome indica, é uma estratégia que visa permitir aos mais fracos combater os mais fortes. No ponto de vista empresarial, traduz na técnica de comunicação que permite às pequenas e médias empresas fazerem ações com um impacto significativo para a conquista de terreno para as grandes empresas.

Esta técnica de comunicação é uma forma criativa e econômica (em comparação com as mídias tradicionais) de fazer chegar uma mensagem ao consumidor.

O caratér criativo do Marketing de Guerrilha tende a prender a atenção do consumidor, fazendo-o sentir curiosidade quanto ao que se passa em seu redor.

Esta técnica manifesta-se em vários ciclos e diferentes atividades de marketing ao longo de um certo período de tempo. Onde acaba um ciclo começa um novo, sendo este um processo contínuo, que tem por objectivo a criação de várias notícias e comentários sobre o produto ou marca em questão de uma forma impulsiva, sem ação direta da empresa.

Isto cria e mantém o interesse do consumidor no produto, incentivando a repetição da compra.

Não podemos deixar de parte a vantagem de esta técnica de comunicação ser facilmente alastrada pelo Buzzmarketing, que é algo incontrolável, de boca em boca, quem viu vai contar e aqueles que não virão também ficarão a saber.

Outra vantagem do Marketing de Guerrilha é a sua capacidade de ser físico ou digital, podendo assim ter um âmbito muito mais alargado, não tendo limitações nos meios que utiliza.

Não poderia deixar de referir que hoje em dia não só as pequenas empresas utilizam este tipo de acões, as grandes empresas hoje em dia, têm também incluído nas suas estratégias o marketing de guerrilha, muitas vezes não pela questão monetária mas sim pelo impacto que estes tipos de ações criativas pode ter.



Exemplos de Marketing de guerrilha

2 comentários:

  1. Olá, amigos. Conheço um pessoal que realizou uma ação de guerrilha na Erótika Fair, feira erótica que rolou nesse fim de semana em Sampa. Se quiser, posso mandar algumas fotos do evento e contar um pouco sobre o plano.

    Abraços,
    Rafael.

    ResponderExcluir